Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

INSS intensifica fiscalização dos benefícios

Direito Previdenciário.

há 8 anos

Atenção beneficiários do INSS! Ao que parece, a crise econômica pela qual o Brasil está vivendo tem afetado os beneficiários da Previdência Social, não só através da tão falada Reforma Previdenciária, mas, também, na intensificação da fiscalização dos benefícios previdenciários.

Primeiramente, a fiscalização será realizada nos benefícios por incapacidade, tais como auxílio doença e aposentadoria por invalidez.

Em relação ao primeiro, o INSS convocará, incialmente, os beneficiários que estão há mais de dois anos sem ter realizado perícia e que contem com até 39 anos de idade.

No caso da aposentadoria por invalidez, serão convocados os beneficiários com menos de 60 anos de idade para reavaliar seu pagamento.

Referida medida busca, primordialmente, regularizar os benefícios previdenciários, tendo em vista que, por muitas vezes, são concedidos de forma equivocada e, consequentemente, acarretará uma grande economia aos cofres públicos.

Portanto, fique atento: para que seu benefício seja suspenso ou cancelado, é necessário que o INSS envie uma carta ao seu endereço - daí a importância de manter seus dados atualizados - a fim de convocá-lo para perícia. Recebida a carta, o beneficiário terá o prazo de 5 dias úteis para agendar sua perícia por telefone - ligue 135. Caso não realize o agendamento dentro do prazo, terá o benefício suspenso e só será reativado após reagendamento de perícia.

Para manter o recebimento dos benefícios, o segurado deverá comparecer ao INSS, no dia agendado para sua perícia, com os documentos necessários à comprovação de sua incapacidade.

Caso tenha seu benefício cortado ou suspenso, o ex-beneficiário poderá recorrer da decisão e convocar nova perícia.


Fontes: O Popular Digital e Correio Brasil

  • Publicações3
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações10399
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inss-intensifica-fiscalizacao-dos-beneficios/386009006

Informações relacionadas

Ministério Público Federal
Notíciashá 9 anos

Inaugurada nova sede do MPF em Porto Alegre

Aposentado por Invalidez pode exercer algum trabalho? ou pode trabalhar?

Eder Rocha, Administrador
Artigosano passado

Fraude no auxílio-doença do INSS e o trabalho do detetive particular

55 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

80 milhões de ativos contribuindo e apenas 15 milhões de aposentados recebendo e o INSS não dar lucros ????? tá no vermelho????? está história não está bem contada, o dinheiro da Previdência está sendo desviado (ROUBADO), para outros fins! Com todo certeza a Previdência do BRASIL é SUPERAVITÁRIA, existe algo muito sério acontecendo!!!!! continuar lendo

Concordo em genero, numero e grau. Mais roubos! O Brasil eh riquissimo. continuar lendo

Meus Deus o roubo vai ser maior porque irão fazer até os doentes continuar trabalhando para contribuir AUMENTANDO o superavit do INSS. continuar lendo

Assim que o INSS foi implantado, quando nossa população era jovem e sua grande maioria ativa e trabalhadora com carteira assinada, havia uma grande arrecadação, sendo que a o número de trabalhadores aposentados era muito menor.
Quando os governantes, gestores desta carteira de benefícios, verificaram o valor absurdo arrecadado e com um saldo quase que PARECIA QUE NÃO IA ACABAR NUNCA, foram utilizando para outros fins, que não era para o aposentado, com a "intensão de repor" o que nunca aconteceu, e o INSS virou "CASA DA MÃE JOANA" que todos laçam a mão e não é reposto, além dos roubos!!! Antes com um saldo absurdo nem havia a preocupação se havia roubo ou não, pois tinha muito dinheiro em caixa!!!
Com a população envelhecendo o número de aposentados foi crescendo e agora o desfalque feito, nos anos anteriores, bem como nos atuais, estar fazendo falta e muita falta.
Exemplo: A Ponte Rio Niterói (RJ) foi construída com que verba??? Foi reposto??????????
Porque não divulgam, para a população, o balanço das arrecadações e os gastos com os aposentados??? Somente ficam falando que estar no vermelho!?!?!?
Façam um levantamento das arrecadações desde o início da implantação do INSS até a data atual. Vocês vão confirmar tudo que estar sendo relatado acima!!! continuar lendo

Casa de caridade ou seja coitados dos trabalhadores rurais, dos funcionários públicos, carentes e outros, e azar de quem pagou a vida inteira. continuar lendo

Infelizmente depois de anos de administração sem controle, sem fiscalização, depois dos rombos colossais, agora quem vai ser penalizado é o trabalhador que contribuiu, como sempre acontece no Brasil. continuar lendo

Discordo... tem que fazer fiscalização mesmo. . Pois tem muita gente que precisa e não tem oportunidade. . Pos tem gente que quebrou a unha e não pode trabalhar. . Tem que fiscalizar sim.. Pois se tem condições de trabalhar tem que ralar.. e para de mordomia.. afinal o dinheiro que recebe vem do impostos de todos nós. continuar lendo

Eu acredito que a iniciativa é boa, porém, na minha opinião deveriam começa a fiscaliza e reformar o plano de aposentadoria de certos "servidores públicos" mas precisamente dos políticos, que não contribui quase nada com para o crescimento da economia do país, e muito menos com a previdência social, e na maioria dos caso, com apenas 4 anos de serviços se aposentam com uma gorda quantia mensal. Isso sim é uma absurdo. continuar lendo

Também acho estes deveriam ser os primeiros a ser cortados. continuar lendo